quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Instrumentação virtual para Eletrônica e Telecomunicações - NI ELVIS

 NI ELVIS (National Instruments Educational Laboratory Virtual Instrumentation Suite)

Este post tem o objetivo de descrever e apresentar a ferramenta de instrumentação virtual NI ELVIS disponível no LABEL - Laboratório de Eletrônica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de fora.




 A plataforma NI ELVIS (National Instruments Educational Laboratory Virtual Instrumentation) consiste de uma suíte de instrumentação virtual acompanhada de uma bancada modular para desenvolvimento de circuitos eletrônicos. Este conjunto se adapta a diversos tipos de experiências eletrônicas, em baixas freqüências, sejam na área analógica ou digital. Esta plataforma é especialmente adequada para o ensino de eletrônica seja em nível técnico ou superior.

O NI ELVIS é uma plataforma de projeto e prototipagem prática que integra os 12 instrumentos utilizados com mais freqüência - incluindo osciloscópio, multímetro digital, gerador de funções, analisador de bode etc - em um formato compacto e ideal para laboratórios e salas de aula. Conecta-se ao PC através de uma conexão USB, fornecendo uma aquisição e exibição das medições de forma rápida e fácil. Baseado no software de projeto gráfico de sistemas NI LabVIEW, o NI ELVIS oferece a flexibilidade da instrumentação virtual e a capacidade de personalizar sua aplicação. NI ELVIS é também uma parte da plataforma educacional de eletrônica da NI, combinando simulação de circuitos e medições dos instrumentos do NI ELVIS no ambiente de captura e simulação NI Multisim. Projetado visando à educação, o NI ELVIS é uma ferramenta abrangente para ensinar qualquer coisa sobre teoria de projeto de circuitos, instrumentação, controle, telecomunicações e embarcados/microcontroladores. 


Veja na figura abaixo os instrumentos virtuais disponíveis para os alunos.


Plataforma de hardware NI ELVIS

A porção hardware do sistema NI ELVIS consiste de um módulo contendo toda a eletrônica de apoio, como fontes de alimentação, circuitos de proteção, amplificadores, atenuadores, etc, conectores e controles para operação manual.

Junto com esse módulo deve ser usada uma placa de prototipagem equipada com conectores BNC e banana, conector DB-9, LEDs e uma área de monagem de circuitos utilizando matriz de contatos. Essa placa é removível e ligada ao módulo através de um conector padrão PCI. Esse conector permite acesso a todos os sinais do NI ELVIS possibilitando que outras placas, para outras aplicações, sejam desenvolvidas utilizando o mesmo módulo de hardware.




A plataforma NI ELVIS se mostra um recurso bastante eficiente tanto no ensino de eletrônica quanto no desenvolvimento e análise de circuitos de baixa freqüência. Com suas opções de placas de prototipagem para telecomunicações e microcontroladores permite estender suas facilidades para outras áreas.

Sendo baseado na linguagem Lab-VIEW, possibilita a criação de novos instrumentos e customização de suas interfaces. Em próximas edições apresentaremos sua utilização em circuitos reais e sua integração com o software de simulação Multisim, também da National Instruments.


Fontes:
http://www.ni.com/nielvis/
http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/591

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Biblioteca Virtual Universitária 2.0 - Livros on-line

http://aulaaberta.bvirtual.com.br/


Gostaria de apresentar a Biblioteca Virtual Universitária 2.0, o primeiro e único acervo eletrônico de livros-texto, com obras totalmente em Português e leitura total disponível pela Internet.

Disponibiliza o acesso a 2479 títulos (em agosto de 2011) das editoras Artmed, Atica, Casa do Psicólogo, Contexto, IBPEX, Manole, Papirus, Pearson e Scipione e pode contar com ferramentas que enriquecem e agilizam sua pesquisa e/ou estudo, como:

Pesquisa inteligente;
Marcadores de páginas;
Anotações personalizadas;
Impressões de páginas avulsas e/ou capítulos avulsos (opcional)

Para começar a navegar, basta clicar em uma das áreas que aparecem na coluna à esquerda e escolher um livro. Se você preferir, realize uma pesquisa por palavra-chave, título, autor ou ISBN.

Estou disponibilizando uma cortesia para avaliação válida até 26/09/2011, façam suas avaliações e deixem seus comentários aqui no blog.
Logni: 20110372
Senha: 706980
http://aulaaberta.bvirtual.com.br/

Veja um exemplo da tela do sistema abrindo o livro Sistemas Digitais que utilizo em uma das disciplinas que leciono.
Eu achei interessante o recurso de adicionar notas e comentários, é bem organizado e eles ficam disponíveis para consultas futuras.





terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ferramenta de simulação de circuitos eletrônicos digitais e analógicos NI Multisim

Este post tem o objetivo de descrever a ferramenta de simulação  NI MultisimTM utilizada na simulação de circuitos eletrônicos digitais e analógicos e no auxílio aos seus projetos.


O Multisim possibilita que educadores, estudantes e profissionais tenham acesso a ferramentas para analisar o comportamento dos circuitos de seus projetos. A plataforma de software intuitivo e de fácil de utilização combina captura de diagrama esquemático e o uso do padrão da indústria para simulação (SPICE) em um único ambiente integrado. Multisim abstrai as complexidades e dificuldades de simulação baseada em sintaxe tradicional, assim você não precisa mais ser um especialista em SPICE para simular e analisar circuitos. Multisim está disponível em duas versões distintas para atender às necessidades de ensino dos educadores ou as necessidades de profissionais em seus projetos.



O Multisim possibilita que educadores, estudantes e profissionais tenha acesso a ferramentas para analisar o comportamento do circuito. A plataforma de software intuitivo e fácil de usar,combina captura esquemática e padrão da indústria de simulação SPICE em um único ambiente integrado. Multisim abstrai as complexidades e dificuldades de simulação baseada em sintaxe tradicional, assim você não precisa mais ser um especialista em SPICE para simular e analisar circuitos. Multisim está disponível em duas versões distintas para atender às necessidades de ensino dos educadores ou as necessidades de profissionais de design.




O software "Electronics WorkbenchTM", produzido pela empresa canadense Interactive Image Technologies, foi criado em 1995 e tornou-se uma das ferramentas de software mais populares entre estudantes, hobbistas e os projetistas de circuitos eletrônicos. Conhecido popularmente como EWB, o software tinha como principal objetivo servir como ferramenta didática de apoio para ensino de eletricidade básica e eletrônica, trazendo para um ambiente de simulação a mesma representação adotada pela literatura e empregada em projetos didáticos por professores e estudantes.


Em 1999, iniciaram-se tramites comerciais, resultando em 2005 num produto final chamado “NI MultisimTM”, pertencente à empresa National Instruments. O software agora conta com uma série de novos recursos que permitem seu uso avançado em aplicações profissionais, incluindo projeto e simulação de circuitos com microprocessadores, eletrônica de potência, e também a integração com os poderosos softwares “NI LabVIEWTM”, plataforma gráfica de desenvolvimento de aplicações para instrumentação virtual, e o “NI UltiboardTM”, para projeto e elaboração de placas de circuitos impressos.


O software já se encontra em sua 11ª versão e sua área de trabalho é a seguinte: 



Como mostrado na figura acima, na barra lateral são encontrados instrumentos de medição, para sua simulação tal qual: osciloscópio, voltímetro, amperímetro, analisador de distorção, gerador de função, gerador de palavras, wattímetro,  entre outros. A figura mostra também uma barra que possui o banco de dados com os componentes a serem utilizados, encontramos lá de resistores aos mais variados tipos de CI´s, como contadores, multiplexadores, microprocessadores, memórias, controlador de PWM, entre outros componentes como displays e fontes de tensão.
Abaixo uma simulação do funcionamento de um semáforo feita por mim no software:


O primeiro CI é um contador crescente, que tem suas saídas amostradas no display de 7 segmentos, observe que só há 4 terminais, o que sugere que o componente é decodificado. As saídas do contador vão também para um decodificador, que associados à portas AND ascendem os led´s representando as lâmpadas de uma sinaleira. O tempo de acionamento de cada ‘lâmpada’ é determinado pela velocidade de contagem e obviamente de decodificação. Os por menores da lógica envolvida ficam à cargo do leitor.


No site do fabricante podemos baixar uma versão de estudante:  http://www.ni.com/multisim/

Você poderá encontrar apostila sobre a utilização do Multisim neste link

Voçê poderá encontrar livros sobre o Mulitisim neste link