Este post tem o objetivo de descrever e apresentar a ferramenta de instrumentação virtual NI ELVIS disponível no LABEL - Laboratório de Eletrônica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de fora.
A plataforma NI ELVIS (National Instruments Educational Laboratory Virtual Instrumentation) consiste de uma suíte de instrumentação virtual acompanhada de uma bancada modular para desenvolvimento de circuitos eletrônicos. Este conjunto se adapta a diversos tipos de experiências eletrônicas, em baixas freqüências, sejam na área analógica ou digital. Esta plataforma é especialmente adequada para o ensino de eletrônica seja em nível técnico ou superior.
O NI ELVIS é uma plataforma de projeto e prototipagem prática que integra os 12 instrumentos utilizados com mais freqüência - incluindo osciloscópio, multímetro digital, gerador de funções, analisador de bode etc - em um formato compacto e ideal para laboratórios e salas de aula. Conecta-se ao PC através de uma conexão USB, fornecendo uma aquisição e exibição das medições de forma rápida e fácil. Baseado no software de projeto gráfico de sistemas NI LabVIEW, o NI ELVIS oferece a flexibilidade da instrumentação virtual e a capacidade de personalizar sua aplicação. NI ELVIS é também uma parte da plataforma educacional de eletrônica da NI, combinando simulação de circuitos e medições dos instrumentos do NI ELVIS no ambiente de captura e simulação NI Multisim. Projetado visando à educação, o NI ELVIS é uma ferramenta abrangente para ensinar qualquer coisa sobre teoria de projeto de circuitos, instrumentação, controle, telecomunicações e embarcados/microcontroladores.
Veja na figura abaixo os instrumentos virtuais disponíveis para os alunos.
Plataforma de hardware NI ELVIS
A porção hardware do sistema NI ELVIS consiste de um módulo contendo toda a eletrônica de apoio, como fontes de alimentação, circuitos de proteção, amplificadores, atenuadores, etc, conectores e controles para operação manual.
Junto com esse módulo deve ser usada uma placa de prototipagem equipada com conectores BNC e banana, conector DB-9, LEDs e uma área de monagem de circuitos utilizando matriz de contatos. Essa placa é removível e ligada ao módulo através de um conector padrão PCI. Esse conector permite acesso a todos os sinais do NI ELVIS possibilitando que outras placas, para outras aplicações, sejam desenvolvidas utilizando o mesmo módulo de hardware.
A plataforma NI ELVIS se mostra um recurso bastante eficiente tanto no ensino de eletrônica quanto no desenvolvimento e análise de circuitos de baixa freqüência. Com suas opções de placas de prototipagem para telecomunicações e microcontroladores permite estender suas facilidades para outras áreas.
Sendo baseado na linguagem Lab-VIEW, possibilita a criação de novos instrumentos e customização de suas interfaces. Em próximas edições apresentaremos sua utilização em circuitos reais e sua integração com o software de simulação Multisim, também da National Instruments.
Fontes:
http://www.ni.com/nielvis/
http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/591