terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ferramenta de simulação de circuitos eletrônicos digitais e analógicos NI Multisim

Este post tem o objetivo de descrever a ferramenta de simulação  NI MultisimTM utilizada na simulação de circuitos eletrônicos digitais e analógicos e no auxílio aos seus projetos.


O Multisim possibilita que educadores, estudantes e profissionais tenham acesso a ferramentas para analisar o comportamento dos circuitos de seus projetos. A plataforma de software intuitivo e de fácil de utilização combina captura de diagrama esquemático e o uso do padrão da indústria para simulação (SPICE) em um único ambiente integrado. Multisim abstrai as complexidades e dificuldades de simulação baseada em sintaxe tradicional, assim você não precisa mais ser um especialista em SPICE para simular e analisar circuitos. Multisim está disponível em duas versões distintas para atender às necessidades de ensino dos educadores ou as necessidades de profissionais em seus projetos.



O Multisim possibilita que educadores, estudantes e profissionais tenha acesso a ferramentas para analisar o comportamento do circuito. A plataforma de software intuitivo e fácil de usar,combina captura esquemática e padrão da indústria de simulação SPICE em um único ambiente integrado. Multisim abstrai as complexidades e dificuldades de simulação baseada em sintaxe tradicional, assim você não precisa mais ser um especialista em SPICE para simular e analisar circuitos. Multisim está disponível em duas versões distintas para atender às necessidades de ensino dos educadores ou as necessidades de profissionais de design.




O software "Electronics WorkbenchTM", produzido pela empresa canadense Interactive Image Technologies, foi criado em 1995 e tornou-se uma das ferramentas de software mais populares entre estudantes, hobbistas e os projetistas de circuitos eletrônicos. Conhecido popularmente como EWB, o software tinha como principal objetivo servir como ferramenta didática de apoio para ensino de eletricidade básica e eletrônica, trazendo para um ambiente de simulação a mesma representação adotada pela literatura e empregada em projetos didáticos por professores e estudantes.


Em 1999, iniciaram-se tramites comerciais, resultando em 2005 num produto final chamado “NI MultisimTM”, pertencente à empresa National Instruments. O software agora conta com uma série de novos recursos que permitem seu uso avançado em aplicações profissionais, incluindo projeto e simulação de circuitos com microprocessadores, eletrônica de potência, e também a integração com os poderosos softwares “NI LabVIEWTM”, plataforma gráfica de desenvolvimento de aplicações para instrumentação virtual, e o “NI UltiboardTM”, para projeto e elaboração de placas de circuitos impressos.


O software já se encontra em sua 11ª versão e sua área de trabalho é a seguinte: 



Como mostrado na figura acima, na barra lateral são encontrados instrumentos de medição, para sua simulação tal qual: osciloscópio, voltímetro, amperímetro, analisador de distorção, gerador de função, gerador de palavras, wattímetro,  entre outros. A figura mostra também uma barra que possui o banco de dados com os componentes a serem utilizados, encontramos lá de resistores aos mais variados tipos de CI´s, como contadores, multiplexadores, microprocessadores, memórias, controlador de PWM, entre outros componentes como displays e fontes de tensão.
Abaixo uma simulação do funcionamento de um semáforo feita por mim no software:


O primeiro CI é um contador crescente, que tem suas saídas amostradas no display de 7 segmentos, observe que só há 4 terminais, o que sugere que o componente é decodificado. As saídas do contador vão também para um decodificador, que associados à portas AND ascendem os led´s representando as lâmpadas de uma sinaleira. O tempo de acionamento de cada ‘lâmpada’ é determinado pela velocidade de contagem e obviamente de decodificação. Os por menores da lógica envolvida ficam à cargo do leitor.


No site do fabricante podemos baixar uma versão de estudante:  http://www.ni.com/multisim/

Você poderá encontrar apostila sobre a utilização do Multisim neste link

Voçê poderá encontrar livros sobre o Mulitisim neste link






2 comentários:

  1. Olá gostaria de saber se tem como você me explicar o circuito desse semáforo e se tem como colocar para o display fazer três contagens uma para cada led!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um projeto para entregar até o dia 24/01/2014,porém me encontro com dificuldade para á conclusão do trabalho,gostária de saber se pode me auxiliar á executar um projeto de display com sete segmentos no multisim 13.0 , e o programa do mesmo.

    ResponderExcluir